quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010


Já lá vão uns bons anos, desde que com meus pais colhi o fruto das oliveiras da casa de nascença de minha mãe, lá pelas encostas do Douro, em dias frios de janeiro.

Por acaso navegando neste universo virtual me deparei com um blog que falava de azeitonas e minha lembrança se tornou viva , sorri e aqui estou postando queridos leitores para compartilhar com vocês.

“Colha as azeitonas à mão pois as técnicas de varejo danificam e amassam o fruto. Ignore cordialmente os conselhos que vai ouvir dos velhotes "sábios". Todas as antigas técnicas de curtimento em vasilhas de barro, etc., ao permitirem o contacto da superfície do líquido com o ar, promove a oxidação e amolecimento do fruto, tornando-o "sapateiro" ao fim de poucos meses. Nos tempos da fome no Alentejo comiam-se mas é algo inaceitável para o paladar moderno.
Sim, a soda cáustica com que se curtem hoje as azeitonas que se compram no supermercado é aquilo que serve para desentupir canos...”

AZEITONAS DE CONSERVA:
A "conserva" aplica-se a qualquer azeitona e a despeito do tempo inicial de preparação, confere à azeitona um sabor marcado inconfundível e forte e permite a sua conservação por tempo indefinido. Estou hoje a consumir azeitonas que conservei em 2003!
Para conservar a azeitona, enchem-se garrafões usados, de água, até 4/5 do seu volume com azeitonas inteiras ou retalhadas, juntam-se duas colheres de sopa bem cheias de sal marinho e completa-se até ao bordo com água (se só dispõe de água tratada, use mineral). Deixe ao abrigo da luz directa, pelo menos 6 meses.Durante este tempo, desenvolve-se uma fermentação interna nos frutos com abundante produção de CO2 que se acumula no interior do garrafão.
Semanalmente, alivie a tampa de modo a fazer sair a pressão acumulada.
Após 6-8 meses, abra, lave em águas limpas por 2-3 dias e tempere como habitualmente, (sal, orégãos, etc.).

http://outrascomidas.blogspot.com/2009/10/curtir-azeitonas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário