sexta-feira, 19 de março de 2010

O ALGARAMOJO

Não posso deixar de passar para vocês o que eu encontrei ..navegando por aí....
Embora seja portuguesa nunca ouvi falar deste "prato"... por isso aqui vai.... culinária afinal faz parte da nossa deliciosa cultura !!!
mas que é isso de Algaramojo?
Falo de sardinhas, quem diria....
Trata-se de uma receita um tanto obscura nunca a vi escrita em nenhum livro de cozinha do baixo alentejo, e olhem que procurei.

O algaramojo serve como variante mais leve e fresca à típica sardinhada ou como forma de reaproveitar as sardinhas do dia anterior. As ditas, depois de assadas, são amanhadas para retirar a pele, a barriga e a ponta do rabo, e reservam-se até arrefecerem. Os pimentos (a gosto) e uma (ou duas) cabeças de alho são assados (pode ser mesmo no bico do fogão; a cabeça de alhos assa inteira). Depois de limpos das peles e partes mais escuras são cortados às fatias os pimentos e ao meio os dentes de alho. Cozem-se batatas e cortam-se aos bocados. O tomate maduro (assado também serve) é cortado também aos bocados. Mistura-se tudo e tempera-se com pouco sal, azeite (de Moura) e água fria. Convém apenas juntar as sardinhas à mistura quando for servida a refeição para o líquido não começar a oxidar (escurecer). Acompanhar com fatias generosas de pão alentejano. A posologia dos ingredientes é bastante liberal; o “olho” do responsável e a quantidade de convivas devem ditar as leis.

Um comentário:

  1. É um dos meus pratos favoritos, só o como no verão e várias vezes, esse prato tem algumas variantes

    ResponderExcluir