segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

AÇORDA DE ALHO

"A açorda de alho leva sempre coentros, se não levar, não é açorda de alho. Há quem misture um pouco de poejo verde, mas a tradicional não leva. Há também quem goste de no caldo, na água da fervura, escalfar o ovo ou pôr o ovo mexido. Isso já não é açorda de alho. A açorda de alho, para ser natural, é o azeite, o sal , os coentros e os alhos e nós aqui no Torrão utilizamos várias tirinhas de pimento verde e misturamos bem, depois dos alhos serem pisados com os coentros. "( E.7, Torrão)
Claro que a utilização dos coentros não se restringe á açorda. O seu uso como condimento é bastante mais diversificado, utilizando-se um pouco por todo Portugal , para finalizar todo o tipo de pratos. Localmente utiliza-se para aromatizar sopas, guisados, certos petiscos e outras preparações culinárias, que não são especificas apenas de Alcácer do Sal, uma vez que são emblemáticas de todo o alntejo.

A minha receita
que aprendi com uma amiga alentejana ..assim aqui vai...
Coloca-se um tacho ( panela) ao lume ( fogo) com água e sal, deixando ferver.
Entretanto corta-se o pão, normalmente aquele que ficou esquecido e então duro ou passado, em bocadinhos. Juntar alho picado, os coentros picados (a quantidade é a gosto) e um fio de azeite tudo em cima do pão e reservar.

Quando a água ferver juntam-se os ovos (1 por pessoa), deixando só escalfar( deixar o ovo meio cru) e apagar o fogo.
Jogar a água em cima do pão que já está preparado e o ovo escalfado.
Está pronta a ser comida e saboreada.
É uma sopinha simples aconchegante e baratinha!!!

São servidas (os)???????

Nenhum comentário:

Postar um comentário