sábado, 21 de fevereiro de 2009

CURIOSIDADES SOBRE O FEIJÃO


O Brasil é considerado um dos maiores produtores e consumidores mundiais de feijão. Uma das principais alquimias da culinária brasileira é o controle do contraste entre o salgado, doce e amargo e o feijão entra em todas elas. Tanto é que "feijão salgado" além de se o mais utilizado na culinária, significa "panela em que todos mexem...". Doce de feijão é pouco usado por brasileiros, mas é comum entre os nipo-brasilerios. Jurubeba em conserva amassada no feijão faz um apreciado casamento culinário e tem quem faz uso diariamente. E o feijão Pagão é aquele apenas cozido e sem amassar, guardado na geladeira para ser consumido ao longo da semana.
Para conservar, guardar e não carunchar, antigamente o feijão era misturado a terra de cupinzeiro, talvez por causa da liga que essa terra contém.
Quanto a dicas culinárias, os feijões ficam mais macios quando levados ao fogo em água fria e cozidos lentamente. Ao adicionar mais água, não se esqueça de que ela deve ser fria. também o feijão só deve ser temperado com sal quando estiver concluído o cozimento. Outra dica importante é que se o feijão ficar salgado, experimente e coloque algumas folhas de couve ou rodelas de batata cruas para cozinhar com ele e verá que fica bem melhor....

Nenhum comentário:

Postar um comentário