sábado, 21 de fevereiro de 2009

CARNAVAL ...Um pouco de história !

Há quem diga que o Carnaval teve origem nas festas em que os gregos e os romanos comemoravam suas colheitas (saturnais a 17 de dezembro e lupercais a 15 de fevereiro). Muitos séculos depois, a celebração acabou tornando-se uma brincadeira típica das cidades.
No Brasil, o Carnaval foi introduzido pelos portugueses. Seu nome era Entrudo - palavra que vem do latim introitus e que designa as solenidades litúrgicas da Quaresma. Chegou ao
Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa.
O Carnaval no Brasil foi, até a metade do século XIX, uma festa de muita sujeira e molhação. Os escravos a festejavam sujando-se uns aos outros com polvilho e farinha de trigo, ou espirrando água pelas ruas com o auxílio de uma enorme bisnaga de lata. Enquanto que as famílias brancas, refugiadas em suas casas, brincavam o Carnaval fazendo guerras de laranjinhas ( pequenas bolas de cera que se quebravam espalhando água perfumada), ou então, jogando de suas janelas um líquido não tão cheiroso na cabeça dos passantes. Por esta razão as pessoas evitavam sair às ruas durante os dias do entrudo. Isso fez com que os bailes de máscara, realizados apenas para a elite durante o Primeiro Império, e, a partir da década de 1840, para a classe média, fizessem muito sucesso.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de
samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário